#TbtNobresCasais – Ubirajara Claudino
No #tbt de hoje iremos relembrar o bailado de um dos mais talentosos mestres-salas que o nosso carnaval já viu, Ubirajara Claudino.
Ubirajara, que também é conhecido como Bira, é mais um dos frutos que a Estação Primeira de Mangueira deu ao mundo do samba. Neto de Maçu, lendário mestre-sala e ex-presidente da Mangueira, o mestre-sala deu seus primeiros passos na verde e rosa em 1983, onde também ocupou o posto de terceiro mestre-sala de 1992 até 1994.
Em 1995, fez sua estreia como primeiro mestre-sala do Grupo Especial defendendo o pavilhão da Unidos da Ponte e ficou por lá até o carnaval de 1996. Depois, teve passagens pelo Império da Tijuca, Inocentes da Baixada e, em 2005, retornou ao Grupo Especial defendendo as cores da Unidos da Tijuca.
Bira defendeu o primeiro pavilhão tijucano por quatro carnavais ao lado da porta-bandeira Lucinha Nobre, depois passou duas temporadas na Imperatriz Leopoldinense e também atuou como primeiro mestre-sala da São Clemente e União da Ilha do Governador.
Em 2015, Ubirajara defendeu as cores da Unidos de Bangu, que retornava à Marquês de Sapucaí, ao lado da porta-bandeira paulista, Lais Moreira.
Foto: Marcelo O’Reilly