Sobre
Fundado por mestres-salas e porta-bandeiras, o Grupo Nobres Casais busca divulgar e difundir as tradições, traços culturais, gestuais, coreográficos e linguístico de uma dança que permanece a margem das academias e grandes instituições. O compromisso, e o desejo maior, dos idealizadores do Nobres Casais, é que a chamada “dança nobre do carnaval”, seja reconhecida como tal e tenha seus valores, personagens, mitos e percussores, reconhecidos pela sociedade e meio acadêmico.
Em 10 anos de atividade, já reunimos o maior acervo especializado em mestre-sala e porta-bandeira disponível na rede, são mais de 10.000 seguidores em nossa página no Instagram e milhares de inscritos em nosso canal no youtube (com as apresentações dos casais em eventos e desfiles).
Natural do Rio de Janeiro, nosso grupo não se limita ao bailado fluminense, contamos com parceiros em São Paulo e no Espírito Santo que, por meio da internet, conheceram nosso trabalho, se identificaram e alimentam nosso banco de dados e acervo com informações de suas localidades. Nossa página cruzou as fronteiras de nosso país e recebemos mensagens de congratulações de casais da Europa, a exemplo de porta-bandeiras de Portugal e Suíça.
“A dança do Mestre-sala e Porta-Bandeira é como o voleio de um beija-flor em torno da rosa. Ele se aproxima, toca e sai. Volta a se aproximar, beija e sai. Nunca as ações serão idênticas. E a rosa, ao contrário do que se pensa, ao sabor do vento das asas do pássaro, não permanece passiva. Ela dança.” – Vilma Nascimento